sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

O Conhecimento de Si Mesmo


Ontem começou uma nova edição do Curso de Conhecimento de Si Mesmo – o primeiro do Programa Integral da Formação de Agentes de Ajuda. O grupo não é tão grande como gostávamos que fosse mas, somado a quantos já o precederam, conta-se já pelas centenas o número de pessoas que passaram pelo T.E. para se conhecerem melhor. Na mira de, algum dia, poderem ajudar outros a descobrir os seus tesouros escondidos.

Esta é a riqueza e a pobreza do T.E. Riqueza, porque ajuda a abrir portas que levam ao “tesouro” que enriquece a todos; pobreza, porque as portas do coração só se abrem a partir de dentro. E aí não há T.E. que chegue... Aí, cada um é que tem de fazer esse trabalho que ninguém mais pode fazer por ele.

Entretanto, se nos é permitido falar em saldo, podemos dizer que este trabalho voluntário de entrega a esta Causa do Outro é altamente compensatório. O entusiasmo que se respira, os testemunhos que se ouvem e os pequenos nadas que sempre acontecem num grupo destes falam bem alto. Falam de que as crises (...) se vencem bem com toda esta alegria partilhada.

Já antes de deitar, registei isto – para que não se perca: a) Houve gente que veio mesmo só para estar connosco, a acolher e dar força aos novos que vinham pela primeira vez. E vi-os de V. N. de Gaia, de Canelas e de Espinho. Bem hajam. É graças a estes contributos de cada um que o T.E. avança. b) Porque o jantar é feito do que cada um traz (o horário não permite mais), dá gosto ver até onde vai a generosidade e a arte de cada um se dividir para multiplicar... A mesa comum fala de que ainda há muitos que já sabem que ser eu é também ser outro...

Só este pormenor: Porque a noite era fria, um casal que já passou por esta experiência quis aparecer com os filhos e uma grande panela de sopa quentinha para todos.

Que forma linda de educar para o exercício da vida. Obrigado.

Abel Magalhães, Presidente da Direcção do T.E.

1 comentário:

  1. Os meus agradecimentos ao Telefone da Esperança pela oportunidade de partilhar esta formação que nos enriquece e nos permite um melhor conhecimento de nós mesmos. Quando nos conhecemos, sejam as nossas qualidades sejam os nossos defeitos, podemos modificar o menos bom e contribuir para uma harmonia interior bem como para uma harmonia com quem nos rodeia. A relação interpessoal com o formador Teo Martin, e com todos os coordenadores e subcordenadores,o convívio com todos os formandos e a hospitalidade carinhosa que tive, é inesquecível. Obrigada a toda a organização e a todos com quem partilhei estes dias de descoberta e um até breve.
    Emília Cavaleiro Ronceição

    ResponderEliminar