Com um Programa bem preparado, a festa começou às 21.00h já na 6ª feira, dia 05, com uma brilhante palestra proferida por Jesus Madrid, o prestigiado Presidente da Asociación Internacional del Teléfono de la Esperanza (ASITES). Atendendo a que o sindicalismo é também, ou sobretudo, solidariedade, o SBN - Sindicato dos Bancários do Norte – aliou-se a nós e, juntos, naquele seu vasto auditório, pudemos reflectir sobre O Voluntariado como Mais–Valia Social.
O sábado, dia 06, foi essencialmente preenchido com um vasto programa social que ia desde visitas guiadas à cidade; um passeio, com ou sem almoço, pelo nosso Rio Douro (ex-libris da Cidade Invicta) e ainda uma visita, também guiada, a uma das muitas Caves do Vinho do Porto.
Domingo, dia 07 pelas 11.00h, no Salão Nobre do Ateneu Comercial do Porto, Portugal recebeu, do seu irmão mais velho o T.E. – Espanha, uma grande e muito apreciada prenda: dos 29 centros que prestam serviço noutras tantas cidades espanholas, mais de metade fez-se representar com um bom número de associados. Desde Valência (extremo Sul da Península) a Santiago (extremo Norte, na Galiza), desde Saragoza (estremo Este) até Badajoz / Cáceres, na Extremadura Espanhola, que confina com a nossa raia alentejana.
A mesa da presidência estava composta pelos cinco elementos que, pontualmente, representavam: A Câmara Municipal, a Diocese, o presidente do Centro TE de Badajoz (que monitorou todo o processo formativo deste novo centro, em Portugal), o presidente local e, finalmente, o presidente internacional que presidiu a esta sessão inaugural.
Na alocução que proferiu, o presidente internacional, Jesus Madrid, salientando a especificidade do TE como Agente de Ajuda, fez uma elucidativa análise deste homem em crise tão característico da actualidade - por falta de saúde emocional. O TE tem sobretudo uma missão / função profilática - alertar e cuidar desta peste do nosso tempo que está, subtilmente, a contaminar os menos vigilantes.
Como surpresa agradável que, novamente, criou na sala aquele silêncio que as almas grandes sabem saborear, um amigo do T.E. - o Gaspar Santos - brindou-nos com um solo de violino que arrancou de cada um dos presentes uma onda de aplausos que ecoa ainda nos nossos ouvidos.
O corte da fita foi o culminar deste Acto Inaugural, como que a dizer a todos os presentes e/ou ausentes: a partir de agora, o Telefone da Esperança já toca em Portugal.
A sala levantou-se, aplaudiu e, portugueses e espanhóis, balanceando de braços no ar, cantaram juntos Um Milhão de Amigos. Era a expressão viva do sonho TE... levar um canto amigo a qualquer amigo que precisar...
Após um saboroso almoço com Tripas à Moda do Porto houve quem fosse visitar a Sede do T. E. e poosteriormente hove uma sessão de folclore dançada e cantada pela Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal.
Gosto imenso desta organização.
ResponderEliminarDesejo expressar minha gratidão a todos.
Digam-me por favor como posso tornar-me socia?
Yes Abel!
ResponderEliminarConseguimos...
Agradecemos o seu comentario..
Bom dia.
ResponderEliminarParabens pela iniciativa
Estou a ficar a gostar mais de mim: já começo a saber mexer nesta coisa...
ResponderEliminar