segunda-feira, 27 de julho de 2009

QUEM SOMOS

Foi no dia 1 de Outubro de 1971, em Sevilha. Um velho sonho de Serafim Madrid começa a tomar forma. A Associacón Teléfono de la Esperanza passa a ser uma realidade já com expressão jurídica na vizinha Espanha. Poucos anos decorridos é reconhecida como ONG primeiro em Espanha e logo pela ONU. Hoje a Inglaterra, a Suíça, os EUA e todos os Países da América Latina. já a aceitam como uma nova MAIS VALIA SOCIAL

Os resultados do trabalho já realizado até ao ano 2000, em análise sociológica da problemática da Pessoa em Crise, figuram no livro Crisis del Tiempo Nuevo, em edição conjunta do Ayntamiento de Madrid e do Teléfono de la Esperanza. Está em preparação uma nova edição mais actualizada.

Com o nome de Telefone da Esperança – Portugal, chega agora a este cantinho da Península (Porto à frente!...) e sonha tornar-se uma realidade muito semelhante ao melhor de Espanha e Países da América Latina. Acreditamos: Nós portugueses também somos capazes de aprender a ser voluntários e de nos prepararmos para, voluntariamente, desempenharmos o papel de Agentes de Ajuda de uma forma eficaz – com uma qualidade profissional, tal como lhe é pedido pelo seu fundador.

O Sonho.

Pode constatar-se: há muita gente que enlouquece de solidão, por falta de um interlocutor à altura. O fundador, já falecido, trabalhava nos Hospitais de S. João de Deus – doentes mentais.

Desta sua experiência nasce a ideia / sonho: um Telefone de Emergência para, aconfessionalmente, “ajudar”(*1)toda e qualquer pessoa em crise. Entretanto, porque sabe que só com telefonemas ninguém aprende a tornar-se livre e autónomo, sonha um outro tipo de Telefone de Emergência que, primeira e anonimamente, atenda as vezes e o tempo que for preciso, mas para, a seu tempo, desafiar o Apelante a dar a cara, sem perder o anonimato(*2). Porque há encetar todo um processo de Reformulação do Problema que o apoquenta. Isto é, ajudá-lo a aperceber-se de que o “outro” não é nem a causa nem a solução do meu problema. Aperceber-se de que Eu Sou a causa (ou pelo menos faço parte dela!) de todos os meus problemas. E só há uma solução: aprender a Estar de Pé frente à Vida.

_________________________________________

N.B. Para nos conhecer melhor, contacte-nos e peça informações através do tlf 222 030 707, tlm 960340051 ou do nosso e-mail porto@telefonedaesperanca.pt.

___________________________________________

(*1) No TE o conceito “ajudar” implica um desafio a “pôr-se de pé”, porque não se nasce para ser vitima…
(*2)Num trabalho de terapia, não podemos confundir anonimato com invisibilidade… O cara-a-cara de uma entrevista presencial também é terapêutico. A entrevista presencial também é terapêutica.

Sem comentários:

Enviar um comentário