A visão institucional do Telefone da Esperança baseia-se num conjunto de valores essenciais e perenes que iluminam e penetram o seu espírito e os diferentes programas que promove.
Os valores centrais do Telefone da Esperança são:
1. O respeito pela dignidade e liberdade das pessoas na sua tomada de decisões, respeitando as diferenças culturais, religiosas, políticas e de género.
2. A visão positiva de si mesmo, da vida e das outras pessoas, que se traduz em optimismo, aceitação incondicional das pessoas, esperança e sentido existencial.
3. O compromisso sério na promoção da saúde emocional de todas as pessoas e, especialmente das pessoas em crise pessoal ou familiar.
4. A opção pelo voluntariado como instrumento privilegiado de participação social, de promoção da saúde emocional e da gratuitidade dos serviços prestados.
5. A promoção de programas que desenvolvam as capacidades naturais de ajuda das pessoas tanto no âmbito familiar como no social.
6. O respeito pela confidencialidade e o anonimato das pessoas que solicitam o serviço de intervenção em crise.
7. A oferta de um serviço permanente de ajuda por telefone e online durante as 24 horas do dia, nos 365 dias do ano.
8. A promoção e utilização das novas tecnologias como instrumento eficaz para promover a saúde emocional e a atenção às pessoas em situação de crise grave e urgente.
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