domingo, 8 de junho de 2014

Como podemos contribuir para um melhor Ambiente?




Esta é a questão que muitas vezes nos colocamos. O ambiente é muito desvalorizado, tão maltratado que é pela maior parte das pessoas. Sem dúvida que é o resultado do tratamento que as pessoas individualmente, socialmente e politicamente lhe dão.

Teria muito gosto em escrever sobre políticas ambientais, no entanto, por melhores que sejam, caem por terra se individualmente não houver respeito pelo ambiente enquanto bem comum que é.

Muitas vezes, confronto-me com pessoas que me questionam “Porque é que hei-de cumprir as regras se os outros não cumprem?”. Replico”Um pequeno gesto influencia o resultado”. De imediato respondem “Porquê eu?”.

Se cada pessoa tiver gestos sistemáticos de reciclar, reutilizar e de reduzir (3R) e se disseminar essa prática pelas pessoas que conhece e se, no limite, apenas uma dessas pessoas iniciar essa prática é um começo. Todos podemos ser pioneiros neste movimento de sensibilização e respeito para com o ambiente, se assim o quisermos.

O respeito está na base do comportamento proativo e a responsabilidade sustenta esse comportamento ao longo do tempo.

Porque é importante abordar esta questão? Porque a vida das pessoas depende também do ambiente.

Quem não respeita o ambiente terá dificuldades em respeitar o que quer que seja. É importante criar o hábito do respeito pelo que é mais básico na vida e pelo que é comum. Havendo o hábito criado, o resto é inquestionável.

Em modo de reflexão:

  • Quais são os seus gestos em prol do ambiente? 
  • Quais são os seus hábitos? 
  • O que tenciona acrescentar aos seus hábitos atuais? 
  • O que o impede de ser proativo no respeito pelo ambiente?

Vale a pena pensar nisto. É por si e por todos nós!


Autora
Armanda Martins, formadora e voluntária da nossa associação.


Sem comentários:

Enviar um comentário