quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Testemunho: Entra e vê...




"Sinto-me agradecida por ter-me enganado na porta."

Alguém que nunca tinha ouvido falar no Telefone da Esperança, em vez de entrar onde tinha combinado com os amigos, entrou por engano na sede do T.E. Ao dar-se conta do engano recuou, mas sem saber como explicar, resolveu voltar atrás e perguntar o que era o Telefone da Esperança. Entusiasmou-se e juntou-se a nós a fazer o curso de Autonomia Afectiva que se realizou há algumas semanas, pela primeira vez, cá no Porto. Foi um verdadeiro SUCESSO!!! (Um dia lá iremos trocar impressões sobre isso.)

Quanto a mim, já tinha ouvido falar vagamente no T.E., mas só há uns meses atrás, ao receber um email de uma amiga a dar a indicação de que ia haver um curso de Conhecimento de Si Mesmo, é que tive uma espécie de clique e, automaticamente, liguei para me esclarecerem.

Achei fascinante e despertou-me logo a curiosidade de o conhecer. E agora que já entrei e vou experimentando, garanto-vos, que por muito bem que me dissesse relativamente ao T.E. nunca chegaria a ter a mínima noção do que realmente é. Sinto-me cada vez mais FASCINADA por esse trabalho!!!

Para além dos frutos que vejo a dar, vou tendo cada vez mais consciência de que por trás desse lindo trabalho há uma grande LUTA entre uma equipa incansável de voluntários. Vou-me dando conta da absoluta fraternidade entre os que já estão e os que vão entrando. Admira-me a garra e a simplicidade com que eles interagem na organização: o gerir do seu tempo para poder dar Tempo, aquele que para além da sua vida própria pressupõe uma ginástica olímpica para conciliar tudo. Com amor e a alegria com que o fazem, nem o cansaço os vence na sua missão. Também a predisposição e generosidade na questão financeira... Gestos simples, que no silêncio cada um vai prestando o seu contributo de todas as formas, possíveis e inimagináveis para fazer face às despesas. Cada vez que lá estou, percebo até naqueles que passam sem fazer vento, mas estão sempre lá activos, a dar o máximo de si . Efectivamente, sinto esta luta a dar RAÍZES e a crescer!!! Acho que cada um deles tem essa percepção. No entanto, precisam de SENTIR o feedback do outro lado para se sentirem cada vez mais motivados, como se isso fosse possível. :)


Creio que a motivação deles, é atraída pelo que já tenho tido o privilégio de ver e sentir pelo que também experimento...

Vejo pessoas mais felizes, que amam a vida e querem aprender a cuidar dela.

Vejo gente com esperança à mudança e conscientes de que a precisam trabalhar, usando as ferramentas que lhes são proporcionadas...

Vejo vontade de aprender a Amar bem, usando a cabeça e o coração...

Vejo no entusiasmo de cada um a fome que não cessa de um alimento que potencia cada vez mais as suas qualidades, possibilitando autonomia no controle das emoções. A lucidez no ocultar pensamentos irracionais. A criatividade de como relativizar o positivo e o negativo... Pois a vida continua a não ser sempre um mar de rosas nem um mar de lágrimas. Vejo e sinto uma grande vontade de descongelar aquilo que muitas vezes acumulamos de má qualidade e assim darmos espaço a que entre coisas boas e saudáveis. Enfim, vamos tomando uma consciência mais presente ao conhecimento dos nosso comportamentos.

Vejo isto e muito mais...

A sensação que tenho é de que sou muito pobre nas palavras. Gostava de saber-me expressar melhor. Não tenho esse dom, eu sei! Mas também sei, que ninguém fica a conhecer o T.E. pelas melhores palavras do mundo. Só quem vai entrando é que pode compreender o alcance disto. Tendo em conta uma coisa muito clara:

ESTES CURSOS DE AUTO-AJUDA SÃO UM DESAFIO... NÃO UMA SOLUÇÃO...

Entra tu também e verás...

Emília Vieira Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário