segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

4 e 5 de Fevereiro - Jornadas "Toques - Fonte de Vida"



A ciência di-lo e a experiência diária confirma-o: para viver equilibrada, cada pessoa precisa de uma média de 3h/dia de toques: Valorização, Afecto, Carinho, Apreço, Compreensão, Reconhecimento, Aceitação, Estima, etc. É a sua falta que desperta em nós toda esta agressividade que tantas vezes experimentamos e tanto desgasta as nossas vidas.

O TOQUE é uma necessidade básica da psique humana tal como o alimento é uma necessidade básica do corpo. A falta de toques pode matar. Quem os não consegue positivos, sempre busca estratégias de conseguir os negativos...


A "descoberta" dos TOQUES (precária tradução do inglês "stroke") como Fonte de Vida remonta às primitivas "descobertas empíricas" daquilo que é necessário para acolher o desabrochar de uma vida humana.

Em meados do séc XX, Eric Berne (pai da Análise Transaccional), pegando em experiência feitas com macacos, ratos e pombos e, sobretudo, com a "desumana" experiência feita por Rená Spitz (pai do "hospitalismo"), criou a Teoria dos "Toques".

Porque o T.E cuida da "pessoa em crise emocional", parece-nos que nada mais apropriado para cumprir o T.E. do que proporcionar aos seus colaboradores e amigos um acesso útil e agradável a essas matérias de tanta importância e transcendência para uma vida emocional saudável.(precária tradução do inglês "stroke").

Objectivos do curso:

► Despertar para a progressiva tomada de consciência do que é e como funciona o fenómeno “TOQUE”

► Iniciar-se na identificação e “desentupimento” dos Cinco Canais por onde flui a energia tocária

► Identificação dos Circuitos Energéticos e treino na arte do E.T.P. – Estímulo Transaccional Positivo, fonte do nosso equilíbrio emocional

Destinatários: Todos quantos amam a vida e querem aprender a cuidar dela.


Local: Sede do Telefone da Esperança: Rua Duque de Loulé, nº 98, 2º Esq. - Porto


Horário:

Sábado – Das 9.00 às 19.00h
Domingo - Das 9H00 às 13H00

Inscrição:

Preço: 20 € - Despesas de “porta aberta”

Só se considera efectuada quando acompanhada da respectiva ficha e do sinal de 10€.

N.B! Ninguém deixa de fazer um curso do T.E. por falta de recursos. Fale com os nossos serviços e saberemos ajudar.

1 comentário:

  1. ATENÇÃO, por favor. Desta vez o horário é diferente:
    Sábado das 09 às 19 e
    Domingo das 09 à 13h. Não tivemos outra hipótese e também há quem goste mais assim.

    MAIS: É já prática corrente no T.E. que NINGUÉM deixe de fazer um Curso dos nossos por falta de recursos. Ver o prospecto de divulgação Fev 2012.

    ResponderEliminar