segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Tolerância






A palavra tolerância provém da palavra latina tolerare. Significa etimologicamente sofrer ou suportar pacientemente. 


A tolerância pode surgir como a simples aceitação das diferenças entre aquele que tolera e o que é tolerado, ou como a disponibilidade do primeiro para integrar ou assimilar o ponto de vista ou opinião do segundo. É o respeito pelos outros, pelas suas crenças ou práticas quando estas são diferentes ou mesmo opostas. É a aceitação e respeito pela diversidade de culturas, religiões ou qualquer outra forma de expressão. Implica ter uma mente e uma atitude abertas e facilita a livre comunicação de pensamentos e sentimentos. Ser tolerante é reconhecer o direito de todo o ser humano a expressar como se sente, como vive e como perceciona o mundo ao seu redor.


Baseia-se no pressuposto de que ninguém é dono da verdade absoluta, pois o significado de algo para uma pessoa pode ser bem diferente para outra. Propõe uma nova forma de viver em harmonia e paz. 


Urge afinar a tolerância na sociedade em que vivemos. Por onde começar?


Comece o seu treino de tolerância pelos que lhe são mais próximos e, depois, alargue a pequenos grupos como os vizinhos, os amigos ou os que se cruzam consigo no seu dia a dia. Defina os limites da sua tolerância, sinta e avalie o equilíbrio desses limites e reveja-os. É importante que a sua tolerância seja ecológica para o seu sentir, o seu agir e o seu pensar, pois só assim resultará na harmonia e paz que necessita para trilhar o seu caminho da felicidade.



Autora
Armanda Martins, formadora e voluntária da nossa associação.


Sem comentários:

Enviar um comentário