terça-feira, 26 de abril de 2011

Requisitos para se ser Voluntário do Telefone da Esperança


O texto que se segue é da autoria da redacção do blogue do centro do Telefone da Esperança de Castela e  León (Espanha), em resposta à mensagem de um amigo que se propunha a fazer parte da família de telefone da Esperança e perguntava quais os requisitos necessários...

Consideramos estas palavras dignas de serem lidas e degustadas por cada um dos nossos voluntários, amigos, ou por cada pessoa que quer descobrir o que é ser voluntário do Telefone da Esperança. Para conhecer o texto original em Espanhol, clique aqui.

Para ser voluntário [no Telefone da Esperança], é saudável:

  1. QUERER. Algo como uma declaração de amor. "Sim, quero". Sem isso, tudo o resto não funciona.
  2. FORMAR-SE. Para jogar esta partida, tem que dedicar algum tempo ao aquecimento: cursos, workshops, actividades em grupo, etc. Não se esqueça, amigo blogueiro, que este jogo é importante e você não pode ir jogá-lo sem antes ter alguns músculos emocionais preparados e flexíveis. Tem que se formar.
  3. SABER QUE NÃO VAI SALVAR NINGUÉM. Esta é uma equipa em que ninguém salva ninguém. Se pretende salvar alguém, faça um tour pela cidade, visite os centros de emprego e abrigos nocturnos, e depois volte. Se continuar a querer assumir-se como um salvador, escolheu  o lugar errado.
  4. ESCUTAR. Você não é o mestre de nada nem de ninguém nem tem qualquer varinha mágica para que as pessoas saiam do buraco. Nem sabe o que cada pessoa necessita, ou achava que sim? Mas você tem uma arma valiosa, capaz de penetrar a pessoa mais blindada: a sua capacidade de escutar.
  5. O AMOR. O voluntariado é uma questão de amor, paixão e loucura. Se você não tiver amor, ternura, se não souber abraçar, beijar,  acompanhar, acolher, vá-se embora. Este não é o seu lugar. Aqui, só há lugar para as pessoas que amam o que fazem, pessoas que ficam boquiabertas com a dor dos outros, pessoas que estão dispostas a abraçar as dores e tristezas dos outros. Quem se emociona, chora, enraivece e grita, quando a solidão, tristeza e a amargura marcam o seu número de telefone. 
  6. ACREDITAR. Se você vier com lamentos, com denúncias, com a crítica destrutiva, fique em casa. Não se incomode. Na Casa da Esperança precisamos de homens e mulheres ousados, corajosos, alegres, tranquilos, com energia positiva que emana ao seu redor. Não esqueça que nadará em águas frias, tristes, desesperadas, angustiadas, contaminadas.
  7. SER EGOÍSTA. Precisamos de pessoas egoístas, que pensem em si e não esqueçam os seus próprios desejos e necessidades de amar, de pintar o coração de compaixão e empatia. Essas pessoas sabem que o tempo gasto com os outros, oferecendo os seus melhores valores, será o melhor - receberão prémios no seu quotidiano e acontecerão surpresas muito agradáveis. O egoísmo do voluntário é receber de Deus muito mais do que é o seu contributo.
  8. ESTAR A FAZER CAMINHOOs voluntários não são pessoas que tenham atingido a meta ou sejam pessoas perfeitas. Estão a caminho. Às vezes enganam-se, às vezes desorientam-se e permanecem adormecidos. Mas continuam, continuam, sabem que estão em construção, que a sua obra pessoal não está terminada, que o seu cântaro ainda não está totalmente cozido.
  9. SABER QUE NÃO ESTÁ SÓ. O importante é avançar em companhia, ao lado de outros,  juntamente com o seu suor, as suas lágrimas, os seus sorrisos e os seus passos. Somos um grupo que pretende ser familia, cúmplices, companheiros de utopias e de sonhos: fazer uma terra mais feliz, homens e mulheres mais humanos.
Esperamos, amigo, não ter decepcionado as suas expectativas e logo, logo, vê-lo ao nosso lado no caminho da esperança.

2 comentários:

  1. Este é o espirito, sinceridade consigo próprio, maturidade pessoal e então o altruismo responsável.
    Adorei

    ResponderEliminar
  2. Há muitos anos que lido com os mais desfavorecidos, de muitas maneiras, mas com mágoa minha de mom não tenho tempo de me dedicar a essa nobre causa (TELEF DE ESPERANÇA). Bem haja para aqueles que se possam dedicar de alma e coração a essa causa.
    Felicidades !!!

    ResponderEliminar