terça-feira, 26 de julho de 2011

Feliz Dia dos Avós!!!



A todos os nossos voluntários e voluntárias, amigos e amigas que são avós, um abraço muito carinhoso.
Esperamos que recebam neste dia todos os mimos que merecem!

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Quem é o Egoísta?



Se alguém me chama "egoísta", o que está a dizer-me?
Está a dizer-me "não penses em ti, pensa em mim."
Quem é o egoísta?

Desde há três ou quatro mil anos que o Talmude diz:
Se eu não pensar em mim, quem o fará?
E se eu só pensar em mim, quem serei eu?
E se não for agora, quando?

Existem três categorias de pessoas:
Uma, a que, quando tem frio, oferece toda a sua roupa de agasalho.
Outra, a que, quando sente frio, veste a sua roupa de agasalho.
E uma terceira que, quando sente frio, acende uma fogueira para se aquecer a si mesma e a todos os que queiram desfrutar do calor.
A primeira pessoa é suicida: irá morrer de frio.
A segunda é miserável: irá morrer sozinha.
A terceira é um ser humano normal, adulto e egoísta (acende a fogueira porque ele tem frio).
Eu quero ser aquele que acende milhares de fogueiras e, mais ainda, quero ser o que ensina milhares de seres humanos a acender fogueiras.
Definitivamente, não sou humilde.

Jorge Bucay

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Obrigado a todos os Amigos do T.E.


Desde que o Telefone da Esperança começou a operar em Portugal, primeiro formando voluntários (desde 2005) e depois, com a abertura do centro do Porto (em 2008) e a prestação dos vários serviços que disponibiliza, o sentimento da Amizade esteve sempre presente. Não sendo esse o nosso objectivo último, não deve ter havido ninguém que, passando pelos cursos do Telefone da Esperança não tenha feito novos Amigos. E diga-se que quando, no T.E.,  falamos de Amizade, referimo-nos a um sentimento genuíno e profundo que é o resultado de um encontro autêntico e sem máscaras entre as pessoas. Porque trabalhamos com crescimento pessoal e com emoções, não é raro verificarmos um curioso efeito secundário do nosso trabalho: fazem-se Amigos, muitas vezes para a vida...


Também, porque cada vez é mais reconhecida a qualidade, consistência e eficácia do trabalho que realizamos junto das pessoas que a nós recorrem (pedindo orientação em crise presencialmente ou através do telefone, procurando os nossos cursos de auto-ajuda e desenvolvimento pessoal, participando nos nossos programas de convívio "entre amigos"), cada vez são mais as pessoas que se identificam com a nossa forma de estar e nos apoiam - financeiramente, disponibilizando o seu tempo em regime de voluntariado, divulgando o nosso trabalho...

A nossa campanha Amigos 1 Euro está a ser um sucesso! E quanto nos honra saber que, todos os meses, tantas pessoas pensam em nós e activamente escolhem apoiar-nos!


Hoje é Dia do Amigo. Não podemos deixar que ele passe sem dizer a cada um dos nossos Amigos, muito obrigado! Continuaremos a trabalhar com todo o nosso empenho para merecer sempre a vossa amizade e confiança!


Um abraço cheio de Esperança e Gratidão! :)

Dia do Amigo


Para quem queira saber mais sobre esta celebração, retirámos esta informação da Wikipédia, que poderão consultar aqui.

"O Dia do Amigo, celebrado a 20 de julho, foi primeiramente adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, sendo que foi gradualmente adotado em outras partes do mundo.

A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas com o intuito de instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis".

Aos poucos, a data foi sendo adotada em outros países e hoje, em quase todo o mundo, o dia 20 de julho é o Dia do Amigo, é quando as pessoas trocam presentes, se abraçam e declaram sua amizade umas as outras .[...]"

segunda-feira, 18 de julho de 2011

... e o T.E, ontem, virou "Divino"


Ainda estou a vê-lo, lá cima, tipo estátua - inanimada, mas inspiradora de vida... Chapéu preto, em fatinho de ver a Deus, parecia contemplar o divino que da natureza emerge para o homem. Na sua postura, demoradamente imóvel, fez-me lembrar Valinclan que, no frio do bronze, sentado num banco da Alameda de Santiago, a olhar a Catedral, parece iluminar todo aquele espaço em que espirra a fina flor De uma Cultura Galega.

O picnic vai decorrendo e, em determinada altura, eu vejo-o ali já bem junto de nós. Desce para o lago, que fica perto. Velhinho, ao andar, parece pedir licença a uma perna para mexer a outra. A Maria Elisa, no seu jeito peculiar de fazer proximidade, vai buscá-lo e senta-o no meio de nós. Era um momento alto em que o grupo, animado pelos Cavaquinhos, ritmadamente, batia palmas em uníssono com a voz doce da Amélia. Em poucos segundo ele já está na Família T.E. Sorridente, bem humorado, quando é para levantar e dar uma de dança, o Snr Francisco (assim é a sua graça) aceita o braço que a Rosa, totalmente cega mas sempre bem disposta, lhe estende...

Porque as horas já a isso convidam, vamos para o lanche. Como novo membro do grupo de que já faz parte do grupo, não se faz rogado e lancha connosco. Todos querem saber quem ele é... Tem quase 92 anos. Está viúvo há 37. Vive com uma filha ali no bairro. Às 9.00h está no Parque. Fala com o guarda e os jardineiros de serviço. – Eles são a minha família...

Da boca do Sr. Baptista, ontem de serviço à guarda do Parque, ouvi mais isto: - Ele está num sino. Nem podem fazer ideia... Já me disse que não contava com nada disto!... Agora, durante os próximos dias, vai contar tudo isto, tintim por tintim, aos jardineiros e aos colegas que me venham substituir. A casa dele, praticamente, é aqui. O genro e a filha têm lá a vida deles, dão-lhe de comer e pouco mais. A família dele somos nós...

Ouço agora o Sr. Francisco e ele quer mostrar todos os documentos que comprovam a sua identidade: 03 de fev de 1920. A sua carteira parece a das avós – tão cheia está de fotografias dos filhos, dos netos e dos bisnetos. A vida nele ainda é Festa. E, porque parámos a acolhê-lo, aquela Festa foi-se derramando sobre nós.

À noite, antes de deitar, enviei um ms de alegria e gratidão para a Manela, para a Elisa, para a Irene – molas impulsionadoras destes encontros. Ouvi a voz da Mila a desafiar-me ao Partilho Contigo... Senti vontade de smsar a cada um... Porque é nestes momentos que eu melhor percebo a MISSÃO do T.E.- ser instrumento de humanização... Testemunhar que humanizar(-se) é emergir como pessoa e convergir para Comunhão... Sem que ninguém fique de fora.

Abel Magalhães

PIQUENIQUE TE 2011


Mais um dia encantador, este que reuniu em convívio a equipa de voluntários do Telefone da Esperança Portugal, famílias e tantos amigos! Partilhámos farnel, alegria, abraços e muitos sorrisos. Cantámos, dançámos, rimos e transformámos este domingo numa recordação a guardar, com carinho, nas nossas mentes e nos nossos corações.


Em breve, partilharemos os testemunhos dos participantes.

sábado, 16 de julho de 2011

O que é um Filho?



"Filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isto mesmo!
Ser pai ou mãe é o maior acto de coragem que alguém pode ter, porque é expor-se a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.
Perder?  
Como?  
Não é nosso, recordam-se?
Foi apenas um empréstimo."

José Saramago

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Oração de São Francisco de Assis

Independentemente das nossas crenças religiosas, perguntamos: E se cada um de nós vivesse esta bela oração de S. Francisco de Assis? Quais seriam as nossas escolhas? Como seriam os nossos dias? Como seriam os nossos relacionamentos? Como seria o nosso mundo? Que herança deixaríamos para as gerações vindouras?




Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois, é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

São Francisco de Assis

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Posso ter defeitos...

Sábias palavras e, talvez, o mais delicado hino à Felicidade enquanto construção pessoal...



Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes,

mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.

E que posso evitar que ela vá a falência.

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,
incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e
se tornar um autor da própria história.

É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar
um oásis no recôndito da sua alma .

É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.

Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.

É saber falar de si mesmo.

É ter coragem para ouvir um 'não'.

É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.

Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo...


Fernando Pessoa (1888 -1935)



segunda-feira, 11 de julho de 2011

ENTREVISTA COM TEO MARTÍN, PRESIDENTE DO T.E. DE BADAJOZ

Teo Martin, o presidente do Telefone da Esperança de Badajoz, é uma pessoa incontornável na história do Telefone da Esperança Portugal. Foi um dos primeiros sonhadores da implantação do Telefone da Esperança no nosso país e desde 2006, de forma competente, generosa e dedicada, tem ajudado a formar muitas dezenas de voluntários em Portugal. Actualmente, encontra-se muito envolvido no projecto de criação do centro de Lisboa.

Partilhamos em seguida uma entrevista assinada pela redação do blogue do Telefone da Esperança de Castilla y Leon (Espanha) que nos dá a conhecer um ser humano muito especial!



"UMA PESSOA EM CONSTRUÇÃO"


Hoje, o blog de Castilla e León foi a Badajoz entrevistar uma das pessoas mais importantes e dedicadas ao Telefone da Esperança, o Teo.

Foi para nós um prazer recolher os seus pareceres e o que vai na sua alma, que desta forma fazemos chegar aos que nos acompanham através do blog.

Embora o Teo viva em Badajoz, podemos encontrá-lo em qualquer sítio da Cantabria, Palencia, Zamora, León, sempre em prol da saúde emocional.

Com uns quantos Teos o nosso mundo seria mais divino e menos desumano!

De León enviamos o nosso agradecimento, simpatia e carinho.

Eis o que nos disse:

1º.- Alguns dados autobiográficos e uma lembrança de infância.

Nasci em Badajoz em 1957. Estudei Ensino, Filosofia e Letras na UNED. A minha lembrança de infância são os cheiros e cores da Praça Alta, no centro histórico de Badajoz, onde nasci.

2º.- Quem é o Teo?

Uma pessoa em construção.

3º.- A que te dedicas habitualmente?

Por profissão e obrigação a ensinar, por prazer e vocação a aprender.

4º.- Como conheceste o telefone da esperança (TE)?

Através do psicólogo do meu Colégio, o primeiro Diretor do Centro do TE de Badajoz.

5º.- O que aprendeste no TE?

Que tenho muitas coisas a desaprender, que é a aprendizagem mais difícil de todas e que às vezes damos muita importância a coisas que não a têm, como a nós mesmos, enquanto as coisas essenciais são como que invisíveis ao nosso coração.

"SEM AMOR A VIDA NÃO VALE A PENA"

6º.- O que dás ao TE?

Bastante pouco, talvez um pouco de tempo e pouco mais. Eu estou no TE pelo que recebo, não pelo que contribuo. No fundo é um relacionamento bastante egoísta da minha parte.

7º.- O que significa para ti ser Presidente do TE de Badajoz? Que expectativas têm na Estremadura para o TE?

Aparte da responsabilidade e do trabalho, pouco mais, Na verdade, o importante para mim é ser voluntário, mais um da equipa. Os cargos são responsabilidades que se assumem com gosto, temporariamente, porque é uma forma, tão ou mais necessária do que qualquer outra, de servir os demais. Quanto às expectativas que temos na Estremadura são tão grandes como na nossa região: levar a cada povo, a cada recanto, um pouco de Esperança e que em algum dia se possa dizer que na Estremadura não existe ninguém que não seja escutado. Na realidade esta é uma longa tarefa de promoção da Saúde Emocional, que é ao que mais tempo e energia dedicamos, sem descurar a intervenção em crise, sobretudo telefónica.

8º.- Quais são os reptos do T.E. nos 40 anos que estamos a celebrar?

Sem dúvida entrar no mundo das Novas Tecnologias e convertê-las em instrumento útil e valioso, ao serviço do relacionamento de ajuda, como hoje em dia fazemos com o telefone.

9º.- Serafín pôs em marcha o TE. O que fica do seu espírito? O que há a recuperar?

Do seu espírito fica tudo, daí que cheguemos aos 40 anos de existência, mas destaco o seu espírito inovador e pioneiro ao serviço dos que sofrem, como algo que não devemos perder do horizonte.

10º.- Que precisam as pessoas para uma boa saúde emocional?

Mais tempo para si mesmas, um pouco de sentido comum e grandes doses de solidariedade.

11º.- O maior e o pior do ser humano.

A nossa capacidade de amar e ser amados, no amplo sentido da palavra é, sem dúvida, o maior. O pior é viver de costas voltadas para o amor. Sem amor, a vida não vale a pena e convertemo-nos em seres amargurados capazes do pior.

12º.- O que te passa pela cabeça quando estás no TE às três da manhã?

O mesmo que a qualquer outra hora: Aqui estamos.

13º.- Um filme que te tenha marcado.

Citizen Kane de Orson Wells

14º.- Um livro que voltarias a ler.

O D. Quixote, que costumo reler de vez em quando e que considero um grande livro de Autoajuda

15º.- O que te encanta, emociona e te move?

Encanta-me um amanhecer ou um pôr do sol, emocionam-me os abraços e gestos de carinho e fazem-me rabiar as injustiças de todos os dias.

16º.- Um desejo a introduzir numa garrafa.

Como na Caixa de Pandora, introduziria a ESPERANÇA. Com ela todos os problemas são relativos.

17º.- O que te falta aprender?

Quase tudo.

18º.- A quem no nosso mundo dirias “três palavrinhas”?

A ninguém, gosto de fixar-me nas coisas positivas das pessoas, não nas negativas. No final, é o que conta para crescer enquanto pessoas.

19º.- O que te tira o sono?

Nada, durmo muito bem e sonho acordado.

20º.- Por onde anda hoje a esperança?

No último menino que acaba de nascer no mundo neste momento.

19º.- Não queres morrer sem...?

Ter vivido.

20º.- O que estaria escrito no teu túmulo (epitáfio)?

Aqui jaz um Concretizador de Sonhos.

PALAVRAS SÁBIAS. REFLEXÕES CURTAS. SÓ ME RESTA DIZER. UM HOMEM SÁBIO. OBRIGADO TEO.


Pode consultar o texto original aqui.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Campanha Amigos 1 Euro




A crise está instalada no país, e é cada vez mais difícil para as famílias equilibrarem os seus orçamentos domésticos [afinal, entra menos dinheiro e está tudo mais caro!]. Infelizmente, esta conjuntura afecta especialmente as camadas mais desprotegidas da nossa sociedade...

Também nós nos debatemos com constrangimentos financeiros. Enquanto associação sem fins lucrativos e sem apoios públicos, existimos graças à paixão e dedicação de alguns voluntários que dedicam boa parte do seu tempo a esta causa e muitas vezes também contribuem financeiramente. Eles são a espinha dorsal do nosso trabalho!

Contudo, as despesas avolumam-se e, infelizmente, a pessoa que durante alguns anos custeou a renda da nossa sede [onde ministramos os cursos, desenvolvemos actividades e fazemos orientação em crise presencial e via telefone], e a quem estamos muito gratos, deixou de o poder fazer. Por isso, surgiu a campanha Amigos 1 Euro, em que cada pessoa contribui com 1 euro por mês, baseada no pressuposto de que se muitas pessoas derem uma contribuição pequenina, de forma consistente, poderemos continuar o nosso trabalho e chegar a cada vez mais pessoas sem onerar nenhuma pessoa em particular.

Hoje, 1 euro vale muito! Para quem utiliza essa moeda para fazer compras ou pagar uma conta. E definitivamente, vale muito para nós! 

Os nossos Amigos 1 Euro não são amigos que valem pouco. Eles são elos fundamentais da rede que sustenta o nosso trabalho, e sem a qual não poderíamos existir. Sentimo-los presentes em cada telefonema que atendemos, em cada lágrima ou sorriso que sentimos do outro dado do telefone, em cada aprendizagem que tem lugar nos nossos cursos, em cada novo voluntário que formamos e parte para dar o seu contributo para um mundo melhor. 

Queremos merecer muitos Amigos 1 Euro, e convidamos cada um deles a vir visitar-nos, acompanhar o nosso trabalho e certificar-se de que o seu euro é dinheiro bem investido, uma semente que germina e se transforma em frutos viçosos de felicidade e esperança na vida de quem precisa!

Se quer contribuir financeiramente para esta causa, por favor imprima e preencha o formulário abaixo e envie para a nossa sede:

TelefoneTelefone da Esperança Portugal

Rua Duque de Loulé, 98 – 2º Esq.
Porto



Para mais informações, pode contactar-nos por telefone ou escrever-nos para amigos@telefonedaesperanca.pt.

Obrigado!

sábado, 2 de julho de 2011

Projecto: Novo Centro do T.E. em Lisboa

No Telefone da Esperança Portugal, estamos a dar os primeiros passos para a abertura de um novo centro em Lisboa, que se una ao já existente do Porto. Neste momento, estamos a divulgar o projecto e a contactar pessoas que vivam na capital portuguesa e que queiram aderir a este projecto. O próximo passo será a organização de uma reunião na cidade, após o verão, que oportunamente e com antecedência anunciaremos. Depois, começaremos a formar os voluntários, através dos Cursos do Programa de Agentes de Ajuda em Lisboa, por forma a ir formando a futura equipa do Telefone da Esperança em Lisboa.

Nada disto seria possível sem a existência prévia do Telefone da Esperança no Porto, centro pioneiro em Portugal, que está a abrir caminho à implementação, no nosso país, deste projecto inovador e apaixonante de ajuda  às pessoas que sofrem nas nossas aldeias e cidades.

O nosso objectivo último é que, em Portugal, não haja ninguém que fique só nos momentos de crise. A partir de qualquer região do país, as pessoas poderão dirigir-se ao Telefone da Esperança e aí serem escutados, acompanhados e orientados no seu caminho de saída da crise. Já o fazemos no Porto, fa-lo-emos em breve em Lisboa, e queremos depois estar noutras cidades do nosso país.

Para isso, necessitamos da sua colaboração. Venha ser voluntário do Telefone da Esperança. Se está interessado, contacte-nos através dos email lisboa@telefonedaesperanca.pt ou porto@telefonedaesperanca.pt.

Aguardamos as suas notícias!

P.S. Se quer conhecer melhor o Telefone da Esperança como Organização e como projecto de solidariedade social, pode visitar os seguintes posts:

Telefone da Esperança - Quem Somos
Requisitos para se Ser Voluntário do Telefone da Esperança
Telefone da Esperança - Pode Ajudar-nos?