quinta-feira, 31 de março de 2011

O T.E. Portugal na Newsletter da SOS Voz Amiga


O Telefone da Esperança Portugal é uma organização de voluntariado que oferece um serviço de ajuda - gratuita, anónima e especializada - a pessoas em situação de crise emocional. Encontra-se disponível em Portugal em todos os dias do ano, entre as 20 horas e as 23 horas.

Privilegiando a prevenção da crise e a promoção da saúde emocional, o Telefone da Esperança disponibiliza igualmente, através de cursos especializados, uma série de recursos eficazes para promover a melhoria da qualidade de vida emocional de cada pessoa e de cada família (Cursos de Auto-Ajuda subordinados a diferentes temas: Auto-estima, Assertividade e Relações Humanas, Autonomia Afectiva, Educadores Hoje, etc.); e organiza eventos que promovem a partilha, o sentido de pertença e o estar com os outros (Programa Entre Amigos).

O Telefone da Esperança acredita que a boa-vontade, embora muito importante, não é suficiente numa tarefa de tão grande responsabilidade como é o apoio emocional (havendo casos em que a própria vida está em questão). Por isso, investe boa parte dos seus recursos e energia na formação especializada (comportamental e técnica) dos seus voluntários, disponibilizando o seu Programa de Formação de Agentes de Ajuda a todas as pessoas, nomeadamente voluntários noutras instituições de solidariedade social, que queiram desenvolver competências comportamentais e técnicas de ajuda ao próximo. Este programa, reconhecido internacionalmente pela sua qualidade e eficácia, tem a duração aproximada de um ano, e inclui dois cursos dedicados ao desenvolvimento pessoal e emocional do agente de ajuda (Curso de Conhecimento de Si Mesmo e Curso de Crescimento Pessoal) e um seminário técnico sobre o tema da Relação de Ajuda.

Pertencendo há ASITES (Asociación Internacional de los Teléfonos de la Esperanza) e beneficiando dos seus 40 anos de experiência e saber acumulado, o Telefone da Esperança define como princípios fundamentais de actuação: o respeito pela Pessoa (é respeitado o direito de cada pessoa tomar as suas próprias decisões, sem qualquer pressão ideológica, política ou religiosa); o serviço gratuito (a ajuda presta-se sempre de forma absolutamente gratuita); o anonimato (é garantido à pessoa atendida absoluto respeito pela sua intimidade, não se devendo identificar ou fornecer quaisquer outros dados de identificação pessoal); o regime de voluntariado (os colaboradores do Telefone da Esperança prestam a sua colaboração por altruísmo e solidariedade, sem qualquer compensação económica); e o nível técnico e especializado (o Telefone da Esperança conta com a colaboração de equipas multidisciplinares de profissionais, para uma abordagem integrada dos problemas).

Os desafios que agora se colocam ao Telefone da Esperança Portugal são o de continuar a formar voluntários capazes e suficientes para que a linha telefónica de apoio esteja disponível 24 horas por dia, como acontece em Espanha e noutros países, e o de poder estar fisicamente disponível em mais zonas do país, por forma a chegar a todos aqueles que de dele necessitam.

Para mais informações, consulte site da organização http://www.telefonedaesperanca.pt/ ou o seu blogue: telefonedaesperanca.blogspot.com.
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O texto anterior foi publicado na edição de Maio da Newsletter da Voz Amiga, uma linha de apoio congénere do Telefone da Esperança, com sede em Lisboa. Os nossos cumprimentos à Equipa Voz Amiga, a qual, em breve, teremos oportunidade de apresentar.  

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