segunda-feira, 7 de março de 2011

PROGRAMA T.E. DE FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS - O MAIS COMPLETO DA EUROPA, ABERTO A TODOS!

Ajudar para Crescer | Crescer para Ajudar

O Telefone da Esperança assume o pressuposto de que não basta a boa vontade para se se ser voluntário – há que se saber ajudar. Por isso, e por forma a capacitar os seus voluntários e os de todas as outras organizações que o desejem, aposta fortemente na formação especializada e profunda dos agentes de ajuda.

O "Programa de Formação de Agentes de Ajuda" é um projecto social de vanguarda em sintonia com as correntes mais avançadas da psicossociologia actual. Na sua elaboração influenciaram especialmente a linha terapêutica e social de Robert R. Carkhuff com o seu modelo de desenvolvimento humano e o movimento dos Assessores Funcionais de Ajuda, presente noutros países avançados do Ocidente.

O Telefone da Esperança trabalha este Programa há 18 anos. Foi adoptado como Plano Nacional de Formação do Telefone da Esperança, e sendo considerado o Plano de Formação do Voluntariado mais completo da União Europeia.

Através deste programa, o Telefone da Esperança procura promover uma maior repercussão social da Relação de Ajuda e das suas técnicas perante as necessidades urgentes da sociedade.


DESTINATÁRIOS
Pessoas interessadas no seu desenvolvimento pessoal e na melhoria  das suas capacidades de relação interpessoal e relação de ajuda, independentemente de ser ou tencionar ser voluntário. 
Voluntários de organizações ou instituições de solidariedade social que desejem estar melhor preparados para os desafios humanos associados à sua actividade.

OBJECTIVOS
Promover uma maior repercussão social da relação de ajuda e das suas técnicas perante as necessidades urgentes da sociedade e das instituições de solidariedade social.

FASES DO PROGRAMA
O programa de formação de agentes de ajuda é constituido de três fases. As primeiras duas consistem em dois cursos dedicados ao auto-conhecimento e crescimento pessoal e incremento do bem-estar do próprio participante/voluntário. A terceira fase é dedicada à aprendizagem de técnicas específicas de bem saber ajudar.  


3. Seminário de Relação de Ajuda

No próximo dia 17 de Março, inicia-se mais um ciclo de formação de agentes de ajuda, com a realização de um curso de Conhecimento de Si mesmo. Gostaríamos muito de contar com a sua participação! 

Sem comentários:

Enviar um comentário