sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

25 e 26 de Fevereiro - Curso "TOQUE - FONTE DE VIDA"


A ciência di-lo e a experiência diária confirma-o: para viver equilibrada, cada pessoa precisa de uma média de 3h/dia de toques: Valorização, Afecto, Carinho, Apreço, Compreensão, Reconhecimento, Aceitação, Estima, etc. É a sua falta que desperta em nós toda esta agressividade que tantas vezes experimentamos e tanto desgasta as nossas vidas.

O TOQUE é uma necessidade básica da psique humana tal como o alimento é uma necessidade básica do corpo. A falta de toques pode matar. Quem os não consegue positivos, sempre busca estratégias de conseguir os negativos...


A "descoberta" dos TOQUES (precária tradução do inglês "stroke") como Fonte de Vida remonta às primitivas "descobertas empíricas" daquilo que é necessário para acolher o desabrochar de uma vida humana.

Em meados do séc XX, Eric Berne (pai da Análise Transaccional), pegando em experiência feitas com macacos, ratos e pombos e, sobretudo, com a "desumana" experiência feita por Rená Spitz (pai do "hospitalismo"), criou a Teoria dos "Toques".

Porque o T.E cuida da "pessoa em crise emocional", parece-nos que nada mais apropriado para cumprir o T.E. do que proporcionar aos seus colaboradores e amigos um acesso útil e agradável a essas matérias de tanta importância e transcendência para uma vida emocional saudável.(precária tradução do inglês "stroke").

Objectivos do curso:
► Despertar para a progressiva tomada de consciência do que é e como funciona o fenómeno “TOQUE”
► Iniciar-se na identificação e “desentupimento” dos Cinco Canais por onde flui a energia tocária
► Identificação dos Circuitos Energéticos e treino na arte do E.T.P. – Estímulo Transaccional Positivo, fonte do nosso equilíbrio emocional

Destinatários: Todos quantos amam a vida e querem aprender a cuidar dela.

Local: Sede do Telefone da Esperança

Horário:
6ª Feira – Das 18 às 22.00h (Às 20.00h, faremos um intervalo para comer do que se trouxer)

Sábado – Das 9.00 às 20.00h (Intervalo de 1.30h para almoço)

Inscrição:
Preço: 20 € - Despesas de “porta aberta”

Só se considera efectuada quando acompanhada da respectiva ficha e do sinal de 10€.

Sem comentários:

Enviar um comentário