segunda-feira, 20 de junho de 2011

T.E. - QUEM SOMOS?**


Aparentemente, somos mais uma Associação de Voluntários de Atendimento Telefónico. Na realidade, em Portugal, somos uma Palavra Nova - ainda desconhecida. Palavra Nova que, há já 40 anos, começou a germinar na vizinha Espanha. Hoje está espalhada por todos os países da América Latina, Estados Unidos da América e, na Europa, está a ganhar cada vez mais raízes aí onde haja uma Comunidade Hispano Luso Falante.

Sendo, como nestas circunstâncias sempre convém ser, uma Associação aconfessional ao serviço do Homem, não distingue credos, opções políticas, culturas ou cor da pele. Nasceu do coração de um Irmão (Frade!) de S. João de Deus que, um dia, ao olhar com ternura aqueles seus irmãos doentes mentais, teve esta intuição: / inspiração / visita desse Espírito que é Santo – porque só empurra para O BEM:

- Se cada um destes nossos irmãos tivesse tido, atempadamente, quem os escutasse à medida das suas necessidades, a maioria ou não estaria aqui ou, estando aqui, não estaria neste estado – muitas vezes já irreversível.

Esta intuição / revelação de tal modo inquietou o Irmão Serafim Madrid (assim se chamava ele) que, a partir de então, não mais deixou de sonhar uma obra que pudesse Acordar a Esperança adormecida nos corações tocados pelo sofrimento, pelo desespero. Bem acordado na sua Fé, Serafim Madrid, agora, sonha acordar a Esperança. Aliás, esta era a sua palavra força – essa palavra mágica a que chamamos Fé... Tanto que, quando dois anos depois de aberto o primeiro Centro do Telefone da Esperança, em Sevilha, a 01 de Outubro de 1971, Serafim morre vítima de um acidente, no bolso interior do seu casaco, foi encontrado um papelinho, já amachucado pelo uso, que rezava assim: – Onde a Esperança estiver, todos os problemas são relativos.

Lá como cá, sempre esta mesma certeza: Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce. Sabemos que Deus quer, porque, sendo Ele O BEM do seu Povo, tudo o que seja uma mais valia social é do seu agrado, é vontade sua. Só que essas obras de mais valia (forma laica de dizer MAIS VIDA!), essa obra que é Sua só nasce (e só pode nascer e viver) lá onde houver homens que saibam sonhar segundo o querer de Deus...

Temos como lema: CRESCER - para ajudar; AJUDAR – para CRESCER. Estamos em Formação Contínua. Prestamos Formação de Auto-Ajuda.

Se acreditas que uma pessoa em situação de crise (em desespero emocional) pode estar a ser visitada pelo Espírito que é Santo, pode estar a ser “convidada”, estar a ser “urgida pelo Amor” para Aprender a Viver de “outro jeito”, se acreditas nisso (...), junta-te a nós.

Somos o Telefone da Esperança Portugal e estamos na Rua Duque de Loulé, 98, 2º Esq., Porto.

** Comunicação feita por Abel Magalhães, presidente do TE Portugal à congregação dos Redentoristas, a convite do Pe. Rui Santiago, em 18 de Julho de 2011, em V. N. Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário