terça-feira, 13 de maio de 2014

O que é a Vocação?






O significado de vocação é a ação de chamar, de invocar, de denominar(-se). É a tendência ou inclinação natural que direciona alguém para uma profissão específica, para desempenhar determinada função, para um trabalho.

Por norma associa-se a palavra vocação à área profissional. 

As grandes questões que se colocam referentes a este tema são:
  •         Qual é a minha vocação?
  •         Qual é o benefício de conhecer a minha vocação?
  •         Como saber qual é a minha vocação?

Estas questões são aportadas aos adolescentes quando necessitam efetuar escolhas escolares e que, de algum modo, começam a traçar um caminho profissional. Com a elevação do nível de consciência do indivíduo, é comum que este se requestione acerca da sua vocação, contudo não há um momento certo de a colocar em prática. O processo da descoberta da vocação é individual e pressupõe um trabalho ao nível da análise das aptidões técnicas (exames psicotécnicos) e uma reflexão sobre os valores de existência do indivíduo. A relação existente entre o sistema de valores individuais e a vocação é diretamente proporcional, isto é, quando o indivíduo vive os seus valores em contexto laboral, então a sua profissão é a sua vocação e, para além disso, estabelece-se uma relação de congruência entre o indivíduo e a sua arte.

Assim, em primeiro lugar é pertinente que cada indivíduo compreenda o seu sistema de valores. Esta abordagem poderá ser efetuada a partir da indagação acerca das atividades preferidas e os sentimentos associados ao desenvolvimento dessas mesmas atividades. O fio condutor é “quando fazemos o que gostamos, não trabalhamos, pelo contrário, divertimo-nos”.

Os benefícios de conhecer a vocação e fazer da vocação a atividade profissional, ou fazer da vocação um complemento à atividade profissional, são a congruência dos valores com a vida diária, a harmonia nas diferentes áreas da vida, a satisfação por se fazer aquilo que se gosta e daí resultam orgulho, alegria e leveza em todos os processos associados e, logo, equilíbrio.
Qualquer indivíduo está a tempo de encontrar a sua vocação e de elaborar um plano para a introduzir na sua vida (caso ainda não o tenha feito). O segredo da vida está nos detalhes e a vocação é apenas um... que importa e muito!



Autora
Armanda Martins, formadora e voluntária da nossa associação.


  

Sem comentários:

Enviar um comentário